Curso ministrado pela Asserte integra etapa de processo seletivo para Agente Comunitário de Saúde em Pitimbú (PB)

Em setembro de 2022, a Asserte ministrou uma capacitação para os candidatos da segunda fase do processo seletivo para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) da Prefeitura Municipal de Pitimbú (PB). O curso, de caráter eliminatório, foi oferecido a 32 participantes da seleção nos dias 12, 13, 19, 20 e 21 de setembro.

Coordenado pelas enfermeiras e especialistas em Saúde da Asserte, Maria das Graças Lima e Lucilla Vieira, a capacitação reuniu um time de especialistas da área da saúde – Lucilla Vieira, Selma Verônica Guedes e Ana Lúcia Lemos – com experiência em Estratégia de Saúde da Família e utilizou metodologias ativas de aprendizagem que permitiram o compartilhamento de saberes e habilidades por todos os envolvidos no processo formativo.

Através do processo ensino-aprendizagem, baseado em problemas relevantes da realidade e teoria-prática articuladas, os participantes tornaram-se sujeitos ativos, inseridos nos cenários dos serviços e das comunidades.

O curso abordou temas como as Políticas Públicas de Saúde no Brasil, as atribuições do trabalho em equipe, além de outros saberes que auxiliem os profissionais no processo de interação cotidiana com as famílias e de reconhecimento de suas necessidades, promovendo melhoria da saúde da comunidade. Durante toda a capacitação, foram realizadas dinâmicas, atividades de campo, avaliações e produção de relatórios.