Caravana do Selo UNICEF promove reuniões presenciais com equipes da Paraíba

A Caravana do Selo UNICEF na Paraíba reuniu cerca de 100 lideranças políticas, articuladores e mobilizadores nas visitas realizadas, nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27), na cidade do Conde, Guarabira e Sapé. Os encontros deram início às atividades presenciais da edição 2021-2024 do Selo UNICEF na Paraíba, que até o momento estavam sendo realizadas apenas remotamente em virtude da pandemia. Durante as reuniões, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com a equipe da Asserte sobre a metodologia da iniciativa e as ações que precisam ser desenvolvidas nos eixos de Resultados Sistêmicos, de Impacto Social e de Participação Cidadã e Gestão por Resultados.

 

O município do Conde foi o primeiro a receber a caravana. Na cidade, o encontro foi realizado na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e contou com a presença das equipes das cidades de Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo e Pitimbu, além da presença da representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e coordenadora do programa Paraíba Primeira Infância, Sandra Regina, que colocou a Secretaria à disposição para o processo de implementação do Selo UNICEF.

 

Participaram da abertura do encontro, representando da prefeita da cidade, Karla Pimentel, as secretárias do Trabalho e Ação Social, Scheilla Barbosa Andrade dos Santos, de Saúde, Vanessa Meira Cintra, e de Educação, Cultura e Esportes, Kaline Gonzaga Barbosa. Na ocasião, as gestoras destacaram a importância do encontro para o município e que a pauta da criança e adolescente é prioritária. “Este momento é muito importante para alinharmos o que está faltando, obtermos informações, esclarecermos dúvidas e compartilharmos experiências para fortalecer a região e conquistar o Selo UNICEF”, disse Scheilla Barbosa.

 

Durante o encontro, a equipe da Asserte apresentou o percurso que os municípios precisam percorrer para atender o que está proposto para nesta etapa do Selo UNICEF. “Importante lembrarmos que os municípios não estão competindo entre si. Estamos pensando em um mundo melhor, que queremos construir, colaborando com o que está no nosso caminho e na nossa função”, ressaltou Rose Veloso, assistente de mobilização e articulação da Asserte.

 

O consultor de monitoramento e avaliação da Asserte, Mirley Jonnes Pequeno, também destacou a importância do encontro com os municípios da região para implementação do selo UNICEF. “Estamos criando a energia de colaboração entre cidades vizinhas em prol de uma agenda em comum, que é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescente”, disse. Ele ainda destacou a importância do Governo do Estado da Paraíba, que dispõe de uma pactuação com o UNICEF para reforçar a implementação desta agenda em cada município.

 

O articulador do Selo UNICEF em Pedras de Fogo, Ray Santos, destacou que o esforço dos municípios para implementação das políticas públicas que o Selo UNICEF propõe. “No começo é difícil, mas é preciso persistir, pois estão mudando vidas. Neste encontro, notei que o município de Pedras de Fogo encontra-se no caminho correto, isso aconteceu devido à preparação e o engajamento da equipe, buscando sempre realizar as atividades e ações dentro dos prazos estabelecidos no Guia Metodológico”, disse.

 

Ao longo da tarde, articuladores do Selo UNICEF, mobilizadores de políticas e de adolescentes, representantes do CMDCA, conselheiros tutelares, além de equipes técnicas da Educação, Saúde e Assistência Social os municípios do Conde, Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo e Pitimbu trocaram experiências e puderam conhecer melhor a metodologia do Selo UNICEF. 

 

Caravana do Selo UNICEF em Guarabira – O município de Guarabira recebeu a Caravana do Selo UNICF na manhã da terça-feira (26), no Campus da IFPB da cidade. Na ocasião, cerca de 30 pessoas envolvidas nas atividades da iniciativa dos municípios de Serra da Raiz, Sertãozinho, Curral de Cima, Pirpirituba e Jacaraú participaram do encontro.

 

A abertura da reunião contou com a presença do ouvidor geral do município, Douglas Nóbrega, que representou o prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo de Lima, do gerente executivo da Secretaria de Ação Social do município, Rosimar dos santos, do secretário de Administração, David Carneiro, e da articuladora do Selo Unicef na cidade, Ingrid Andrade.

 

O ouvidor falou do trabalho que já é realizado em Guarabira através das pastas da Educação e da Família, Bem-estar e da Criança e Adolescente e destacou que as ações do Selo UNICEF chegam para somar com as ações que já realizadas na cidade. Já Rosimar dos santos destacou a importância do momento presencial com a equipe da Asserte para esclarecer dúvidas e estar próximo de equipes da região. O secretário de Administração reforçou a papel da iniciativa para a promoção de políticas públicas para crianças e adolescentes. 

 

O consultor de monitoramento e avaliação da Asserte, Mirley Jonnes, também pontuou a alegria da Asserte em realizar este primeiro encontro presencial com os munícipios paraibanos. “Estamos aqui para dirimir dúvidas e mostrar o panorama das ações que a gestão municipal precisa realizar para seguir nessa agenda positiva em prol das crianças e dos adolescentes”, destacou.

 

Em seguida, a assistente de mobilização e articulação da Asserte, Rose Veloso, deu início à apresentação da metodologia do Selo UNICEF, ressaltando todas as ações e etapas até o momento e destacando a importância da participação das crianças e adolescentes em todo o processo e do trabalho intersetorial, além da adesão à Busca Ativa Escolar (BAE).

Participaram do encontro, articuladores do Selo UNICEF, mobilizadores de políticas e de adolescentes, representantes do CMDCA, conselheiros tutelares, além de equipes técnicas da Educação, Saúde e Assistência Social e adolescentes dos Nucas de Guarabira.

 

Caravana do Selo UNICEF em Sapé – O município de Sapé recebeu a Caravana do Selo UNICF na tarde da terça-feira (26), no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na ocasião, cerca de 30 pessoas que integram às equipes da iniciativa nos municípios de Mari, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Sobrado e Riachão do Poço participaram do encontro.

A reunião contou com a presença de representantes das Secretarias de Administração, da Saúde, Educação, Assistência Social, CMDCA, articuladores, coordenadores da BAE e mobilizadores de adolescentes e de políticas dos municípios.

 

Durante a abertura do encontro, a assistente de mobilização e articulação da Asserte, Rose Veloso, reafirmou o desejo da Asserte de auxiliar os municípios a implementarem políticas públicas de qualidade voltadas para as crianças e adolescentes e colocou toda a equipe à disposição para orientar e fortalecer as ações municipais.

 

O consultor de monitoramento e avaliação da Asserte, Mirley Jonnes, disse aos presentes que o Selo UNICEF é uma grande jornada de fortalecimento mútuo entre os municípios e a certificação é resultado de quem consegue vencer os seus próprios desafios e obstáculos. “Não há competição entre os municípios. O município concorre com suas próprias questões, com seus índices, com sua capacidade de planejar, de responder aquilo que já está no ordenamento da política pública para criança e adolescente”, ressaltou.

 

Ao longo da tarde, os presentes puderam conhecer com detalhes a metodologia do Selo UNICEF, as ações que precisam ser executadas e as etapas que cada município deve cumprir para atender as demandas e o cronograma da iniciativa. Também foi ressaltada a importância do trabalho intersetorial entre as equipes das prefeituras, assim como a participação das crianças e adolescentes em todo o processo.

 

A articuladora do Selo UNICEF em Sapé, Isabella Lima, destacou que o encontro esclareceu muitas dúvidas e motivou toda a equipe para a continuidade do trabalho. “Eu estava pensado em largar tudo e pedir para alguém me substituir, mas depois dessa reunião, dessa enxurrada de conhecimento, decidi continuar pelas nossas crianças e adolescentes”, destacou.