Cuidado e prevenção da obesidade infanto-juvenil é tema de formação para profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social

A Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPIN) da Prefeitura do Recife, em parceria com o UNICEF e o Instituto Desiderada, realizou, no dia 12 de agosto, o curso “O Cuidado Multiprofissional na Atenção Primária à Saúde para Vigilância e Assistência Nutricional contra a Obesidade Infanto-juvenil”, para profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social que fazem parte da Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI). A Asserte, como membro do Comitê Científico das UAPI, participou da formação.

Durante o encontro foram ressaltadas as ferramentas que ampliam os olhares e promovem a abordagem preventiva para proteção, diagnóstico e monitoramento do cuidado integral da obesidade infanto-juvenil. Estas abordagens consideraram as questões culturais, o acompanhamento das famílias e as necessidades dos territórios que influenciam o processo “saúde – doença – cuidado” das crianças e adolescentes.

“Para nós da Asserte, este espaço de formação é muito importante porque fortalece a intersetorialidade e propõe reflexões sobre a proteção e o cuidado com as crianças e adolescentes de forma integral”, ressalta Cleide Moraes, especialista em mobilização da Asserte, parceira implementadora de projetos da #AgendaCidadeUNICEF. O encontro contou também com a presença da oficial em saúde e desenvolvimento infantil do UNICEF, Juliana Vergetti, e da oficial de educação do UNICEF, Socorro Araújo.