A vacinação precisa estar em dia – mesmo durante a pandemia da COVID-19

14/10/2020

Com foco em garantir a vacinação e atualizar as cadernetas de meninas e meninos, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. A mobilização segue até 30 de outubro com o objetivo de alcançar, pelo menos, 95% do público alvo e conscientizar sobre a importância da vacinação para proteção contra diversas doenças.

O alerta também é do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), instituições que lançaram a cartilha digital "Pandemia da Covid-19: o que muda na rotina das imunizações".

Voltada a gestores e profissionais da saúde, a publicação contém orientações sobre como as ações de vacinação podem continuar durante a pandemia e estratégias de comunicação com população. As medidas devem ser adaptadas pelos gestores de acordo com a realidade local.

O movimento faz parte da resposta do UNICEF à pandemia, que conta com o apoio da Asserte em sua implementação para garantir a continuidade de serviços essenciais. Esse reforço na importância de se manter o calendário de vacinação é justificado por uma série de motivos:

- Interromper a vacinação rotineira - em especial de crianças menores de 5 anos, gestantes e outros grupos de risco - e as estratégias de seguimento e contenção de surtos pode levar ao aumento de casos de doenças imunopreveníveis e ao retorno de doenças eliminadas ou controladas. No curto, médio e longo prazo, as consequências podem ser mais graves do que as causadas pela pandemia.

- Mais de 117 milhões de crianças de 37 países podem deixar de receber a vacina que previne o sarampo. Campanhas de vacinação contra a doença já foram adiadas em ao menos 24 países e 19 estados brasileiros chegaram a registrar a circulação ativa do sarampo.

- Ondas de surtos de doenças imunopreveníveis podem representar outra grande ameaça global, especialmente em um momento em que os sistemas de saúde já se encontram sobrecarregados.

Faça o download dos materiais:

Cartilha: Pandemia da Covid-19: o que muda na rotina das imunizações

Cartaz 1: Proteção para todos

Cartaz 2: Mantenha, com segurança, a vacinação em dia

Cartaz 3: Segurança dos profissionais envolvidos com a vacinação