Dia D de Adesão ao Selo UNICEF em alagoas mobiliza prefeitos

28/07/2021

O Dia D de Adesão ao Selo UNICEF em Alagoas reuniu, nesta quarta-feira (28), autoridades e lideranças envolvidas na rede de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes alagoanos durante o webinário promovido para estimular a participação dos municípios do Estado na iniciativa. Alagoas têm 74 cidades aptas a aderir ao Selo UNICEF. Deste total, 41 já fizeram a adesão. Durante o evento, os prefeitos de Dois Riachos, Penedo, Viçosa e Belém assinaram o termo de adesão. A transmissão completa está disponível no canal do Youtube da Asserte. A adesão ao Selo UNICEF pode ser realizada até o dia 8 de agosto pelo site selounicef.org.br/adesao.

O evento contou com a participação da especialista em Saúde e HIV do UNICEF em Recife, Jane Santos, do representante da Associação Municipalista de Alagoas (AMA) e prefeito da cidade de Dois Riachos, Ramon Camilo, da Superintendente da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (SEPREV) e vice presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), Samylla Gouveia, da superintendente de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), Analice Paurílio, da presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social em Alagoas (Coegemas), Gilzeda Lins, do consultor em monitoramento e avaliação da Asserte, Mirley Jhones Pequeno, do prefeito de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes, do prefeito de Viçosa, João Victor Calheiros, e da prefeita de Belém, Paula Santa Rosa. A transmissão foi acompanhada pelo Youtube por quase 300 pessoas de diversas cidades alagoanas.

Durante a sua fala, Jane Santos destacou que o estado de Alagoas tem demostrado força, presença e crescimento ao longo das últimas edições do Selo UNICEF. "Estou muito feliz com a presença de todos vocês nesta 'tela' tão potente. Nosso grande desafio é não deixar nenhum município alagoano ficar de fora do Selo UNICEF e ajudá-los a cumprir todas as etapas da metodologia. O apoio de todas as instituições presentes é fundamental. O UNICEF desafia os municípios a cumprirem o que já é de responsabilidade deles, mas o suporte do poder público e de todas as organizações envolvidas, através de um trabalho intersetorial, contribui para o sucesso das ações", disse.

O representante da AMA e prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo, falou sobre a importância dos municípios aderirem ao Selo UNICEF. "Além da intersetorialidade e mobilização entre as secretarias, o Selo UNICEF permite que todos sejam protagonistas. Os prefeitos fazendo a adesão, entidades como AMA, mobilizando os prefeitos e fortalecendo a relação dos municípios com a sociedade civil organizada, as crianças e adolescentes com voz, vez e oportunidades. A adesão vai impactar toda a vida dos jovens e adolescentes, possibilitando aos municípios um reconhecimento internacional e todo apoio e suporte técnico para favorecer a melhoria de qualidade de vida de crianças e adolescentes", ressaltou.

Na sua fala, a superintendente da Criança e do Adolescente da SEPREV, Samylla Gouveia, destacou que o Governo do Estado de Alagoas vem contribuindo e investindo nas políticas para crianças e adolescentes, especialmente no fortalecimento dos conselhos tutelares e conselhos de direto do Estado. "Vou fazer um pedido aos prefeitos que ainda não fizeram a adesão: vejam junho conosco. Vejam junta-se a nós e unir forças porque nossas crianças e adolescentes precisam do nosso apoio. Elas não são o futuro, elas são o hoje. O fortalecimento e a prevenção de violência dependem de cada um de vocês. Não só dos governos e dos municípios, mas também de toda a sociedade civil", disse.

A superintendente de Assistência Social da SEADES, Analice Paurílio, também ressaltou a importância da adesão ao Selo UNICEF. "A adesão ao Selo UNICEF faz toda a diferença para o município. Com o apoio técnico oferecido pela metodologia, o prefeito e os gestores conseguem trabalhar de forma intersetorial e conduzir o desenvolvendo as políticas públicas, acompanhando indicadores de atividades que já realizadas pelas prefeituras. A adesão ao Selo UNICEF é um compromisso de um grande gestor, dos agentes políticos e públicos", disse.

A presidente do Coegemas, Gizelda Lins, participou do Dia de D de Adesão e convocou os gestores de assistência social a fazerem a adesão ao Selo UNICEF até o dia 8 de agosto. "É uma grande satisfação fazer parte do grupo de pessoas envolvidas em melhorar a situação das crianças e adolescentes alagoanos. É importante lembrar aos gestores que já realizamos todas as ações propostas pelo Selo UNICEF. Nós vacinamos nossas crianças, fazendo atendimento às gestantes, acompanhamos as famílias nos CRAS. O que o Selo UNICEF vai nos oferecer, gratuitamente, é planejamento, organização, metodologia e disciplina. Não há motivos para não aderir. Só temos a ganhar com a adesão", destacou.

Assinatura do Termo de Adesão - O prefeito de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes, o prefeito de Viçosa, João Victor Calheiros, e a prefeita de Belém, Paula Santa Rosa, também participaram do Dia D de Adesão ao Selo UNICEF e assinaram o termo de adesão à iniciativa durante o evento remoto. João Victor Calheiros, prefeito de Viçosa, falou da felicidade em participar deste momento importante para as políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes. "Este é o meu primeiro mandato e com muito trabalho nas áreas da Educação, Saúde e Assistências vamos melhorar os indicadores da nossa cidade. Estamos comprometidos e focados em melhorar qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. É através da política que podemos fazer isso. Estamos unidos. Ninguém é forte sozinho".

Ronaldo Pereira Lopes, prefeito de Penedo, participou do webinário junto com as equipes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. Na ocasião, ele destacou que assume uma responsabilidade muito grande, já que na edição anterior o município de Penedo conquistou a certificação. "Estamos renovando o desafio e sabemos que a integração é fundamental em todas áreas, por isso estamos todos aqui reunidos e dispostos a conquistar mais uma vez o Selo UNICEF para a nossa cidade. Com o apoio do Governo do Estado, que está comprometido com as políticas públicas voltados para as crianças e adolescentes, vamos preparar a nossa cidade para o futuro", ressaltou.

A prefeita de Belém, Paula Santa Rosa, apresentou o termo de adesão do município ao Selo UNICEF e disse que mais uma vez a cidade está comprometida em conquistar a certificação. "Estamos empolgados em participar. Com a adesão, o município ganha confiança, visibilidade e comprometimento. Na edição passada ficamos tristes por não ter alcançado a certificação, mas estamos com as secretarias integradas e focadas nas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes", disse.