Intersetorialidade? Gestores pernambucanos defendem essa estratégia para combater a evasão escolar

Os encontros do 3º Ciclo de Capacitação com os representantes dos 123 municípios pernambucanos inscritos no Selo UNICEF - Edição 2017-2020 aconteceram em três municípios durante 6 e 9 de novembro de 2018. As dinâmicas realizadas chamaram a atenção dos participantes que chegaram ao fim do dia mais motivados para consolidar estratégias intersetoriais e garantir a presença das crianças e adolescentes na escola, além de manter uma aprendizagem de qualidade. Os encontros aconteceram em Salgueiro (6), Arcoverde (7) e Caruaru (8 e 9).

Neste ciclo, os secretários municipais de educação, saúde e assistência social estiveram presentes, além do articulador do Selo UNICEF e do mobilizador de adolescentes nos municípios. As apresentações abordaram iniciativas de educação, como a Busca Ativa Escolar para inclusão de crianças que hoje estão fora da escola, Trajetórias de Sucesso Escolar, que aborda o enfrentamento da distorção da idade-série, além de formas de reverter a evasão escolar.

A gestão da escola, a articulação com o território e relação escola-família-comunidade, além da apresentação de experiências pedagógicas de sucesso escolar no Brasil, foram alguns dos assuntos debatidos. A agenda incluiu ainda orientações para políticas de tratamento adequado da sífilis congênita e relatos de experiência dos Núcleos da Cidadania dos Adolescentes (NUCAs) instalados nos municípios participantes, a exemplo da participação dos adolescentes do município de Bonito.

O Selo UNICEF - O Selo UNICEF é uma estratégia do UNICEF para fortalecer as políticas públicas e reduzir as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes em municípios brasileiros da Amazônia e do Semiárido. A Asserte tornou-se parceira implementadora da Edição 2017-2020 e atua, diretamente, em cinco estados nordestinos (AL, PB, PE, PI, RN). Em todo o Brasil, 1.924 municípios de 18 estados aderiram voluntariamente ao programa. Para saber mais, visite o www.selounicef.org.br.