UNICEF e Asserte promovem Dia D de Adesão ao Selo UNICEF na Paraíba

15/07/2021

O UNICEF e a Asserte realizaram, na manhã desta quarta-feira (14), o Dia D de Adesão ao Selo UNICEF com o objetivo de convidar os municípios paraibanos a firmarem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes na agenda de políticas públicas. A ação promoveu o webinário "Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes: Como o Selo UNICEF pode ajudar o meu município?", com o Oficial de Proteção do UNICEF, Augusto Souza. Também participaram do seminário online, a diretora do SUAS na Paraíba, Francisca Vieira, e a gestora de projetos da Asserte, Graça Lima. O webinário está disponível no canal do Youtube da Asserte.

Durante sua fala, Augusto destacou pontos relevantes que podem estimular os municípios a aderirem ao Selo UNICEF. Ele lembrou que a adesão não gera qualquer custo financeiro para os municípios e ressaltou que há evidências que mostram que as cidades que participam da iniciativa melhoram os indicadores de educação, saúde e assistência social.

"Com a adesão ao Selo UNICEF, o município recebe todo o apoio técnico, metodológico, com orientação, formação e engajamento para que compreendam e reconheçam seus principais desafios nas área nas mais diversas áreas para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. O Selo UNICEF não resolve os problemas dos municípios do dia para noite, mas todo o processo e seus desafios, mostra que os ganhos superam todos os obstáculos", destacou.

A diretora do SUAS na Paraíba, Francisca Vieira, destacou o compromisso assumido pelo Governo do Estado ao assinar, em junho, o acordo de cooperação com o UNICEF com intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes paraibanos, assim como o apoio oferecido pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, para incentivar a adesão dos municípios ao Selo UNICEF.

"O Selo UNICEF possibilita ressignificar a vida de crianças e adolescentes e assegurar o acesso deles a políticas públicas estruturantes, fazendo valer o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. A política de assistência social tem um papel estratégico na garantia de direitos da infância e juventude. Somos nós, no SUAS, que fazemos todo o atendimento da violação de direitos deles", disse.

No início do evento, a gestora de projetos da Asserte, Graça Lima, apresentou a Asserte e toda a equipe que faz parte da organização que trabalha em defesa da educação, saúde e assistência. "A Asserte tem hora de ser a parceira implementadora do Selo UNICEF - Edição 2021-2014 na Paraíba e vai trabalhar com todo o seu time e com todos os parceiros para melhorar os indicadores e a qualidade de vida de crianças e adolescentes paraibanos", destacou.

Durante o webinário também foram exibidos dos adolescentes Letícia Lucena, do NUCA de Picuí, Danilo Santos, do NUCA do município de Damião, da presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) na Paraíba, Keiles Lucena, da prefeita de Damião Simone de Azevedo Casado e prefeito de Dona Inês Antônio Justino, além do vídeo da articuladora municipal de Pombal (PB), Maria Francelly Soares Bento.

A adesão ao Selo UNICEF pode ser realizada até o dia 8 de agosto pelo site www.selounicef.org.br/adesao.