Evento

I Seminário em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva

PROGRAMAÇÃO:


8:00 - ACOLHIMENTO

8:30 - PALESTRA DE ABERTURA:

Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos Pontos Chave na Atenção em Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva.

Facilitadora: Maria do Socorro Borges Barbosa, Enfermeira, Servidora Pública Federal, Especialista em Saúde Coletiva, Mestre em Educação. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Educação Popular e Saúde e Saúde do Trabalhador. Atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, monitoramento em políticas públicas, movimentos sociais, gênero/feminismo e educação popular.

09:00 - MESA DE DIÁLOGO:

Sexualidade e Gênero - Interfaces com o cuidado em saúde nos ciclos da vida da mulher: Um olhar dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

Meninas: Uma abordagem do Cuidado que atenda às suas especificidades.

Facilitadora: Viviana Santiago, Pedagoga, Gerente Técnico de Gênero na Plan International Brasil.

A influência das desigualdades de gênero sobre a Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva das Mulheres

Facilitadora: Leandra Cardoso do Espírito Santo, graduada em Ciências Sociais. Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça. Gerente Operacional de Políticas Intersetoriais da Gerência Executiva de Gênero da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade da Paraíba.

10:00 - PLENÁRIA

10:15 - INTERVALO

10:30 - 2ª MESA: A SAÚDE DA MULHER - Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: .

Sexualidade e Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva na Atenção Básica: Da Teoria a incorporação da prática de Atenção à Saúde.

Facilitadora: Waglânia de Mendonça Faustino e Freitas, Enfermeira com Residência em Tocoginecologia-Enfermagem Obstétrica, Mestre e Doutora em Saúde Pública, Professora Adjunta da UFPB e Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da UFPB.

Os Desafios da Gestão Municipal na Efetivação de uma prática que incorpore os Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos.

Facilitadora: Amanda Moreira de S. Lins, Enfermeira, Especialista em Pediatria e Neonatologia, Secretária Municipal de Saúde de Cruz do Espírito Santo- Diretora Financeira do COSEMS.

11:30 - PLENÁRIA

12:00 - INTERVALO PARA ALMOÇO

13:30 - 3ª MESA: PONTOS ESSENCIAIS PARA ATENÇÃO À SAÚDE SEXUAL E SAÚDE REPRODUTIVA

Garantindo acesso a informação sobre sexualidade e métodos contraceptivos nos extremos da vida (Adolescência e Climátério)

Facilitadora: Wanicleide Leite Fagundes, Médica Ginecologista e Obstetra, Sexóloga, Terapeuta Sexual e Master Coach Integral Sistêmico formada pela FEBRACIS.

Sífilis adquirida e Sífilis na Gestação: Como proceder?

Facilitadora: Joanna Angélica Araújo Ramalho, Enfermeira, Especialista em Saúde da Família e em Gestão da Vigilância Sanitária e Responsável Técnica Estadual das ISTs-AIDS.

14:50 - PLENÁRIA

15:35 - Apresentação do Perfil Epidemiológico das Gestantes Adolescentes do município Recife-PE - Contribuições da Associação de Defesa da Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva- ASSERTE.

Facilitadora: Milena Lima Rodrigues, Biomédica, Pós-Graduada em Citologia pela UFPE. Residente Multiprofissional em Saúde Coletiva.

16:00 - PALESTRA DE ENCERRAMENTO:

AdolescênciaS x Sexualidade: Compreender para Acolher

Facilitadora: Márcia Maria Máximo, Psicóloga com formação em Análise Bioenergética, Pedagoga e Tutora do Projeto Caminhos do Cuidado - Saúde Mental para Atenção Básica do Ministério da Saúde.