Encontro “Vá Sim, Vacine!” reforça compromisso com a ampliação da cobertura vacinal na Paraíba

Nesta terça-feira (16), Campina Grande (PB) recebeu o encontro “Vá Sim, Vacine! – Estratégias para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes”, promovido pelo UNICEF em parceria com a Asserte e a Prefeitura Municipal. O evento aconteceu na UNINASSAU e reuniu representantes de 22 municípios do Polo Campina Grande que participam do Selo UNICEF 2025-2028.


A iniciativa contou com a presença de representantes da gestão municipal, legislativo, judiciário, Governo do Estado, UNICEF, Asserte, parceira implementadora do Selo UNICEF na Paraíba, e adolescentes. Durante a programação, os participantes tiveram acesso ao panorama da imunização na Paraíba e conheceram a experiência de Campina Grande como projeto piloto da Busca Ativa Vacinal (BAV), iniciativa do UNICEF que fortalece ações intersetoriais de vacinação.

A chefe da área de Saúde e Nutrição do UNICEF Brasil, Luciana Phebo, disse que a cidade é umas das referências nacionais na estratégia intersetorial. “Campina Grande se destacou pela forma de se fazer imunização, que vai além dos muros da saúde. Ao mobilizar escolas, creches, assistência social e a comunidade, o município conseguiu ampliar a cobertura vacinal. Mas ainda precisamos avançar: é fundamental garantir coberturas homogêneas e altas para proteger nossas crianças”, afirmou.

Representando a Asserte, parceira implementadora do Selo UNICEF na Paraíba, Graça Lima, coordenadora de projetos, reforçou a dimensão da iniciativa. “Vacinar é proteger, é garantir direitos de crianças e adolescentes. Só com a ciência, informação, mobilização e compromisso coletivo conseguiremos ampliar as coberturas vacinais e assegurar a saúde da nossa infância e adolescência”, destacou.

O encontro também apresentou as prioridades do UNICEF para a agenda de saúde e nutrição no Selo UNICEF 2025-2028, reforçando a importância do trabalho coletivo entre diferentes setores para enfrentar os desafios da baixa cobertura vacinal no estado.