Representantes do UNICEF e da Asserte reuniram-se, no dia 26 de setembro, com gestores de 14 escolas do Ibura para apresentar os resultados da Semana de Proteção e discutir os próximos passos do Projeto Ibura que Protege. O encontro promoveu a troca de experiências entre os gestores escolares, com cada um podendo conhecer e discutir o que as demais escolas do projeto apresentaram durante a Semana de Proteção.
“A reunião foi extremamente proveitosa, com diálogos importantes sobre as ações realizadas e sobre o que podemos fazer daqui pra frente. Os gestores se comprometeram em revisitar seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP) e inserir ações de enfrentamento às violências de gênero e racismo”, afirmou Cleide Moraes, especialista em mobilização da Asserte.
Ela também destacou que o projeto irá fomentar a criação de grupos de crianças e adolescente protagonistas nas escolas e promover encontros, integrando as escolas do Ibura. “Vamos também dialogar com a Secretaria Municipal de Educação sobre a possibilidade de um encontro de práticas colaborativas”, acrescentou Cleide.
O encontro contou com a participação da Oficial de Proteção do UNICEF, Corinne Sciortino, da Oficial de Comunicação do UNICEF, Júlia Kacowicz, dos especialistas em comunicação do UNICEF, Ida Oliveira e Bruno Viécili, além da especialista em mobilização da Asserte, Carina Catanho.
Semana de Proteção – Durante a Semana de Proteção, realizada entre 26 e 30 de agosto, o Compaz Paulo Freire e 17 escolas do projeto Ibura que Protege desenvolveram 28 ações contra as violências, envolvendo mais de 6 mil alunos. O Ibura que Protege é uma iniciativa da #AgendaCidadeUnicef no Recife, que conta com a Asserte como parceira implementadora e com o apoio da Prefeitura do Recife.